Mensagem recebida no Rito de Louvação ao Orixá Ogum do dia 22/03/22
A civilização é ordenada pelas leis terrenas, por meio das quais os seres humanos abrem mão de parcela de sua liberdade em prol de uma convivência que seja a mais harmônica possível (pelo menos, em teoria). Há toda uma estrutura de poder para cuidar da criação, execução e fiscalização quanto ao cumprimento dessas leis.
Além disso, o mundo também é regido por leis astrais, que existem desde o inicio dos tempos e se aplicam em um contexto mais amplo, incluindo não apenas a Terra mas também o mundo dos espíritos.
Qualquer ação tem uma reação. Isso é tão certo quanto a lei da gravidade, segundo a qual, em condições normais, uma pedra que é jogada para cima vai cair. Não estamos falando sobre a ideia de um destino pré-definido e imutável. É importante ressaltar que, por meio do livre arbítrio, o futuro vai sendo plasmado no agora.
Há quem confunda a lei do carma com castigo e isso é um engano, pois ela coexiste com a lei do amor. Se cada um colhe o que planta, sejam frutos doces, podres ou a escassez, isso ocorre em prol do aprendizado. O aprendizado, por sua vez, é uma oportunidade e também um Norte. Cada espírito, nos mais diversos graus de evolução, tem as lições a serem aprendidas através dos estudos, do trabalho, de conversas, de observações e de experiencias bem ou mal sucedidas. Como mal sucedidas, estamos falando de escolhas que levam ao sofrimento. A dor não é a professora que o Pai deseja para seus filhos. Porém, seu coração que é puro amor e compaixão, oferece o contato com essa professora quando necessário para que seus filhos evitem de se enveredar nos caminhos das trevas. Sim, o desconforto em suas várias gradações é uma maneira misericordiosa de evitar enganos e desvios do caminho da luz.
Cada dia é uma nova página a ser preenchida com lições de crescimento espiritual. Da mesma forma que o ser humano se desenvolve nas escolas formais, os espíritos se desenvolvem na escola da vida. Cada lição aprendida é motivo de alegria.
Não se frustrem quando não acontecer aquilo que vocês desejam. O que deve ocorrer é aquilo que vocês precisam. Ainda que existam conquistas por merecimento, quando vocês confiam na lei do amor, sabem que o que acontece é sempre o melhor. A visão do ser humano ainda é muito limitada, mas lembrem-se de que vocês não estão sozinhos.
Quando for difícil superar os desafios do dia a dia, renovem a força de vocês na certeza de que todos vocês tem amigos espirituais que os amparam e torcem por vocês. Não se esqueçam da lei do amor e de quem ninguém recebe desafios maiores do que é capaz de enfrentar.
Cada novo desafio é uma nova chance de aprendizado.
Comentarios